sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prêmio Ig Nobel 2007

A premiação criada em 1991, pela revista de ciência Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), marca conquistas que “primeiro fazem as pessoas rirem e depois pensarem”.
Os prêmios, agora em sua 17ª versão, têm como objetivo “celebrar o incomum, honrar o imaginativo e estimular o interesse das pessoas em ciência, medicina e tecnologia”.

Marc Abrahams, editor da revista, declarou: “Quando eu me tornei editor de uma revista de ciência, repentinamente passei a me encontrar com todos os tipos de pessoas que haviam feito coisas difíceis de descrever, e a maioria das pessoas nunca havia ouvido falar”. “Para alguns deles, era uma grande vergonha que ninguém os desse nenhum tipo de reconhecimento, e isso foi o que realmente deu gênese ao Ig Nobel.”

Assim como seu colega sóbrio, o prêmio Nobel, o Ig Nobel é dividido em diversas categorias e todas as pesquisas são reais e publicadas.

Este ano a cerimônia ocorreu na Universidade de Harvard, EUA, e os vencedores foram....

Medicina – Pesquisa sobre as conseqüências do engolimento de espadas. Reino Unido.

Física – Uma equipe dos EUA e Chile que descobriu como os lençóis ficam amassados.

Biologia – Pelo censo asqueroso de todos os insetos, aranhas, carrapatos, fungos e plantas que vivem nas nossas camas. Holanda.

Química – Descoberta de como extrair extrato de fragrância de baunilha de esterco de vacas. Japão.

Lingüística – Uma equipe da Universidade de Barcelona que mostrou que ratos são incapazes de diferenciar quando uma pessoas está falando japonês ou alemão de trás para frente. (prêmio mais que merecido, não?!)

Literatura – Uma australiana ganhou por seu estudo da palavra “the” e como ela pode confundir as pessoas que tentam colocar coisas em ordem alfabética.

Paz – A Força Aérea dos EUA por instigar a pesquisa e o desenvolvimento de uma arma química que provocaria uma epidemia de comportamento homossexual entre tropas inimigas.

Nutrição – Um pesquisador da Universidade de Cornell por investigar os limites do apetite humano através da alimentação de voluntários com uma tigela de sopa “sem fundo” que se auto-enchia enquanto era consumida.

Economia – Um taiwanês que patenteou um dispositivo que pode capturar ladrões de banco atirando uma rede sobre eles.

Aviação – Uma equipe da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, que descobriu que drogas contra impotência podem ajudar hamsters a se recuperarem de jetlag.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário