sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como escrever um livro “Como”


Eu defino um livro "Como" como um livro que é escrito por um expert, ou especialista, em determinada área, que explica ao leitor exatamente como executar e / ou repetir com êxito uma determinada tarefa, processo ou atividade relacionada a esse campo. Livros “Como” são sempre não-ficção. A essência de um livro “Como” é um conjunto de instruções que uma pessoa pode seguir para concluir ou realizar a tarefa, processo ou atividade que está sendo descrito no livro. Baseado em e-mails que recebo de regularmente, de aspirantes a escritores “Como”, muitos são intimidados pelo processo de escrever, em si. Então, o que eu fiz no meu livro intitulado "Como Escrever Um Livro ‘Como’ (ou eBook)" é partilhar um processo certeiro de escrita passo-a-passo, que desenvolvi e aperfeiçoei ao longo do último par de décadas . Na verdade, eu comecei desenvolvendo uma versão anterior deste processo há mais de 20 anos, quando pela primeira vez descobri minhas capacidades em escrever relatórios estruturados sobre vários assuntos. Após algumas experiências dolorosas, sempre tendo que desenvolver todo um novo relatório a partir do zero, fui tomado pela idéia de que deve haver uma maneira de escrever relatórios sistematicamente sobre qualquer assunto, sem ter que re-inventar o processo inteiro a cada vez. O que se segue é um resumo de como eu adaptei o processo de elaboração de relatórios para chegar aos cinco passos fundamentais contidos em meu "Processo Para Escrever Um Livro / eBook Como " proprietário.

Crie o índice. Em minha experiência, a elaboração do próprio Índice, antes de começar a escrever o próprio livro / ebook, é a chave individual mais importante para acelerar o processo de desenvolvimento e criação de um livro bem sucedido. Isto precisa de ser mais do que apenas criar um rascunho do esquema índice. Deve ser uma estrutura muito bem pensada de exatamente como você imagina que o Índice irá parecer  na forma final de seu livro /eBook. De fato, este ponto é crítico para simplificar o processo de escrever o livro. Vai dividir seu livro em capítulos, cabeçalhos e sub-cabeçalhos específicos.

Crie a estrutura livro. Esta etapa envolve digitar o Índice da etapa anterior em seu programa de processamento de texto, linha a linha. Depois que todos os cabeçalhos e sub-cabeçalhos foram digitados, você então gera uma "Tabela de Conteúdos Automática" usando essa função em seu programa de processamento de texto. O documento resultante torna-se o Modelo Mestre para seu livro, que será utilizado através de todo o processo de criação do livro
Vá ao nível dos detalhes. Esta técnica é uma maneira fácil de dar forma e substância ao conteúdo do seu livro, no nível dos detalhes, no nível abaixo dos cabeçalhos/sub-cabeçalhos. O que você faz nesta etapa é acrescentar os chamados "pontos de conteúdo", que resumem o que se pretende cobrir em cada cabeçalho e sub-cabeçalho. Estes "pontos de conteúdo", como eu os chamo, são essencialmente anotações para você mesmo, para orientá-lo quando você começar a escrever o seu livro. Eles são uma lista de temas, idéias e / ou notas, em forma de pontos, sobre o que você quer ter certeza de cobrir quando chegar a esta sub-seção do seu documento,  em particular, durante o processo de escrever.

Escreva seu livro / eBook. Se você seguiu os passos anteriores, em detalhe, neste ponto o próprio processo de escrever deve ser uma questão relativamente simples de preencher-os-espaços-em-branco, porque você terá um modelo interiamente formatado com o qual trabalhar. Uma vez que seu modelo inclui um esquema detalhado em forma de tópicos, dos pontos de conteúdo específicos, tudo que você realmente tem que fazer é seguir junto com estes à medida que escreve. Utilizando o modelo mestre do livro, você só precisa começar no início de seu livro e prosseguir escrevendo parágrado por parágrafo e página por página, até chegar ao fim. Nesta fase você achará o processo de escrever bastante revigorante, porque as palavras simplesmente parecem fluir, já que você já fez toda a preparação, e terá todas as referências necessárias ao alcance da mão. É como estar no "Modo de Escrita Automática". Esta abordagem  passo-a-passo verdadeiramente elimina muitíssimo da "dor" do processo de escrever.

Edite e revise o seu livro. A primeira "edição-light" deve ser feita durante o processo de “preencher-os-espaços-em-branco” que é coberto no passo anterior. Durante esta "primeira passagem" você deve fazer uma rápida verificação visual quando terminar de escrever cada secção e, em seguida, fazer quaisquer pequenas revisões que imediatamente saltam aos seus olhos. Caso contrário, deixe para mais tarde. Depois de ter concluído o primeiro esboço, faça uma edição linha a linha na tela, usando as funções de correção ortográfica e correção gramatical do seu programa de processamento de textos para localizar erros óbvios. Em seguida, imprima uma única cópia e dê a um editor ou revisor, para que a examinem em detalhe e corrijam eventuais problemas na cópia impressa. Quando receber a cópia impressa corrigida, repasse as correções cuidadosamente uma última vez, linha por linha, acrescentando suas próprias edições finais a esta cópia. Finalmente, utilizando esta cópia, que já está corrigida tanto por você quanto por seu editor, faça sua última edição em tela, página por página, no livro todo.


Não é possível para mim entrar em todos os pequenos detalhes e sutilezas desse processo aqui, a não ser dizer que é um processo passo-a-passo ordenado que guiará qualquer um através do processo de escrever seu próprio livro / ebook “Como”. De fato, o meu livro sobre o assunto utiliza cerca de 15 páginas para descrever este processo em detalhe. O importante é que um processo passo-a-passo já existe para você escrever o seu livro / ebook “Como”, assim, você NUNCA vai ter que começar a partir de uma página ou tela em branco.

Se você acha que tem um livro “Como” dentro de você (e você provavelmente tem), diriga-se http://howtowritehowto.com/ para saber os detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário