segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pequeno Glossário de Informática


Navegando pela Internet ou mesmo lidando com programas (e problemas) em seu micro, muitas vezes você se depara com palavras e expressões do qual não tem a menor idéia do que pode significar? Então, aproveite este pequeno Glossário Básico de Informática e descubra se você acabou se tornando, ( mesmo que ainda um pouco perdido) um Mouse Potato:

A

Add-on: Programa feito para adicionar recursos ou personalizar um software
ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital de Assinatura Assimétrica. Tecnologia que permite a transmissão de dados e de voz em alta velocidade, sem a interferência no funcionamento do serviço de voz (telefone) tradicional. É chamada de assimétrica porque os dados são transmitidos em velocidade diferentes na direção do usuário e da rede por um par de fios telefônicos comuns. A taxa máxima possível de ser atingida é de 8Mbps para dados recebidos da rede pelo usuário (downstream) e de 800kbps para dados transmitidos pelo usuário para a rede (upstream).

Adware: Programa malicioso que, assim como o spyware, é instalado e executado no computador durante a navegação à revelia do usuário. Em geral, os adwares exibem anúncios em janelas que se abrem sem aviso na tela e são acionados quando visitamos sites desconhecidos ou durante a instalação de programas de procedência suspeita.

Arcade: Máquina de jogos eletrônicos alimentados por moedas, como os fliperamas. Também é sinônimo de games antigos.

ASCII: American Standard Code for Information Interchange, ou Código-Padrão americano para Intercâmbio de Informações. Representa letras com números. É usado pelos PCs para transferir dados entre si.

Avatar: Personagem imaginário, criado pelo usuário de internet (à sua "imagem e semelhança") para circular em ambientes de realidade virtual

B

Backup: Cópia de segurança de dados e programas, feita em diferentes mídias, como fita magnética, CD, Zip ou até disquete

Banker: Vírus de computador do tipo 'malware' que tem por objetivo roubar senhas e informações bancárias.

Banner: Elemento gráfico de destaque aplicado a uma página web para uso publicitário.

Beta: Versão ainda em teste de um software ou de um novo aplicativo. Em geral é testada pelos próprios usuários que costumam apontar defeitos e sugerir ajustes

Blog: Espécie de diário publicado na web. Pode ser criado por qualquer internauta interessado em se comunicar com pessoas que tenham os mesmos interesses e mesmo por jornalistas como página de notícias de um determinado segmento.
Bluetooth: Tecnologia baseada em ondas de rádio que permite a troca de dados entre aparelhos sem fio (como notebooks, celulares e PDAs) e terminais fixos (PCs desktop) ou hardwares em um raio de até 10 metros. Mais usado em celulares.

bps: Sigla para bits por segundo, é a velocidade nominal divulgada pela operadora de telefonia em conexões à internet em banda larga. É diferente de Bp/s (bytes por segundo), que são as taxas típicas de download e costuma ser 8 vezes menor que o primeiro (bps)
Browser: Nomenclatura em inglês para navegador, programa ou interface utilizada para visitar sites na internet.

Buffer: Memória temporária usada para armazenar dados durante a troca de arquivos entre dispositivos fixos ou móveis com diferentes taxas de transferência.

Bug: Nome que se dá aos erros de programação existentes num software, que impedem, prejudicam ou alteram seu funcionamento

C
Cache: Pequena quantidade de memória utilizada para armazenar dados temporariamente, de forma a fornecê-los rapidamente quando solicitados pelo processador

Cavalo-de-Tróia (Trojan): Da expressão em inglês "Trojan horse", também chamado de Cavalo-de-Tróia. É um aplicativo ou programa desenvolvido por crackers - hackers mal intencionados especializados no roubo digital de dados - para entrar no computador de usuários conectados à internet e liberar uma "porta" para um invasor. Em geral se esconde sob a forma de um aplicativo útil ou inofensivo para o usuário. É inspirado na lenda do presente dado pelos gregos aos troianos, sob a forma de um sinal de paz mas que escondia em seu interior soldados gregos que invadiriam a cidade de Tróia.
Clock: Velocidade através da qual o microprocessador executa as instruções. Quanto mais rápido for o clock de uma CPU, mais instruções ela pode executar por segundo. A velocidade do clock é expressa em megahertz.

Cookie: Sempre que um internauta visita um endereço na internet, é emitido um arquivo que fica armazenado na memória do navegador web

Cooler: Pequeno ventilador que fica sobre o processador do computador para deixá-lo refrigerado a uma temperatura que não cause danos a seus circuitos
Creative Commons: Conceito criado por especialistas, como Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford. Permite que autores liberem parcialmente direitos de suas obras para fins específicos (www.creativecommons.org)
D
DLL: Sigla de Dinamic-Link Library, ou biblioteca de vínculo dinâmico. Arquivo do Windows que armazena rotinas executáveis separadamente dos programas. Essas rotinas podem ser chamadas pelos programas e carregadas para a memória somente quando necessário. A caixa de diálogo para abrir ou salvar arquivos, por exemplo, é um recurso de Windows, contido numa DLL, que pode ser usado por qualquer aplicativo. Esse recurso facilita o trabalho dos desenvolvedores e tem a vantagem de padronização (o usuário trabalha sempre com a mesma janela em diferentes programas)

E

Emulador: Programa que simula uma determinada plataforma computacional em outra. Um exemplo é o emulador de console Atari, Nintendo 64 e outros. Esses programas permitem rodar jogos para esses consoles no computador.

F

Firewall: Barreira de proteção baseada em uma combinação de hardwares e de softwares que protegem o computador contra acessos externos não-autorizados

G

Gigabyte: Medida de volume de dados equivalente a 1.073.741.824 bytes. Abrevia-se GB

H

HD: Sigla para hard disk, do inglês disco rígido. Dispositivo de armazenamento de dados que emprega discos magnéticos rígidos

Hertz: Unidade de freqüência, medida em ciclos de segundo. Um ciclo por segundo equivale a 1Hz. Foi descoberta no século XIX pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, morto em 1894.

Hi-tech: Terminologia em inglês usada para classificar algum objeto ou comportamento como "de alto nível tecnológico" ou "de última geração". Hi é o diminutivo de high (alto, elevado).

Hooligan: Aplicativo que é instalado no computador do usuário comum e que, seu o seu conhecimento, impede a instalação de programas concorrentes e/ou a desinstalação de um programa próprio. A divisão do Yahoo na China foi processada por fazer uso de aplicativos 'hooligan' para evitar a desistalação da barra de navegação do portal de buscas.

HSDPA: High-speed downlink packet accesss. Ao pé da letra pacote de acesso em alta velocidade para dowload. É uma das novas tecnologias utilizada na comunicação de celulares com internet. Mais conhecidas como 3G.

I
Intranet: Rede interna de informações de uma empresa, entidade ou órgão público baseada na tecnologia da web. É usada para compartilhar informações entre os usuários registrados, sem permitir o acesso de outras pessoas.

J

Java: Linguagem de programação orientada a objetos e muito comum na criação de pequenos aplicativos (ou applets) para a internet ainda em ambiente WWW. Desenvolvida pela Sun Microsystems, é uma linguagem que permite criar conteúdo voltado para a portabilidade e que costuma ser classificada como mais ""leve"" que o C++.

Jpeg (.jpg): Formato utilizado para a compressão de imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. Também é utilizado para comprimir imagens animadas - quando ganha a terminação Motion JPEG (MPEG).

K

KBPS: Kilobits per second (kilobits por segundo). Unidade de velocidade de transmissão de dados.
Keylogger: Programa de computador malicioso que coleta o que é digitado no teclado pelo usuário e o envia ao cracker - hacker do mal especializado no roubo eletrônico de dados
L
LAN: Sigla para Local Area Network ou rede de acesso local. Sistema de comunicações em que vários equipamentos estão interconectados - via cabo ou redes sem fio - em uma área de cobertura reduzida. É por intermédio de uma LAN que, em geral, computadores de um mesmo ambiente de trabalho compartilham dados, acesso à internet e equipamentos periféricos, como impressoras.

LCD: Sigla para Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido. A tecnologia promete menor emissão de raios e menos riscos aos usuários. Consome menos energia e ocupa menos espaço.

Link: 1) Conexão estabelecida entre dois pontos de uma rede de comunicação; 2) Em radiotransmissão, é o termo usado para representar a transmissão entre unidades móveis e a sede da emissora, ou entre a conexão estabelecida com satélites e estações terrestres para geração, por exemplo, de eventos ao vivo; 3) Numa página na web, link é uma área sensível que, quando clicada, remete o usuário para uma outra página ou outro local na mesma página
Login: Identificação do usuário, em geral em acesso a uma rede ou a um ambiente web


Amanhã continua.

Fonte: OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário