quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Kama Sutra



Kamasutram, geralmente conhecido no mundo ocidental como Kama Sutra, é um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, amplamente considerado o trabalho definitivo sobre amor na literatura sânscrita. O texto foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertencia a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shatra. Kama é a literatura do desejo. Já o Sutra é o discurso de uma série de aforismos. Sutra foi um termo padrão para um texto técnico, assim como o Yogasutra de Pátañjali. O texto foi escrito originalmente como Vatsyayana Kamasutram (ou "Aforismos sobre o amor, de Vatsyayana"). A tradição diz que o autor foi um estudante celibatário que viveu em Pataliputra, um importante centro de aprendizagem. Estima-se que ele tenha nascido no início do século IV. Se isso for correto Vatsyayana viveu durante o ápice da Dinastia Gupta, um perído conhecido pelas grandes contribuições para a literatura Sânscrita e para cultura Védica

O Kama Sutra apresenta várias posições, de certa forma exige que o casal esteja em boa forma física, pois algumas posições são verdadeiras acrobacias. Além de conter 64 posições o livro também funciona como um guia para desenvolver a sensualidade de ambientes e o erotismo em pessoas e situações. Apetrechos e adornos são utilizados para chegar ao clímax do prazer: óleos aromáticos, velas e etc.

Vários outros livros foram criados inspirados no Kama Sutra, alguns chegam a retratar que muitos casamentos acabam devido à monotonia, que faz com que o indivíduo veja necessidade em buscar algo novo, é neste momento que ocorrem as traições e o fim dos casamentos.

Hoje as técnicas do Kama Sutra são conhecidas mundialmente, e os preconceitos gerados entorno delas estão acabando. Há uma grande adesão dos casais a essas técnicas, pois as mesmas podem deixar o relacionamento mais interessante e menos rotineiro.



Fontes: Brasil Escola / Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário