sexta-feira, 1 de maio de 2015

Como Acabar com uma Espinha em Uma Noite



Quem já não passou pela situação de acordar de manhã e ser surpreendido por uma espinha gigantesca no rosto? Na noite anterior estava tudo bem! Há duas opções: ignorar a dita cuja e seguir em frente ou arregaçar as mangas e tentar controlar o estrago. Quanto antes você começar a tratar o problema, maiores serão as chances desse “vulcão em erupção” se acalmar e até mesmo regredir. Experimente as dicas a seguir.

Parte 1 de 3: Tratamentos para Espinhas



1 - Experimente o tradicional creme para acne Acnase. Ele possui peróxido de benzoíla em sua formulação, o qual mata as bactérias que causam a acne. Essa substância vem em diferentes concentrações dependendo do produto, mas prefira uma concentração de 2,5%. Além de dar o mesmo resultado que dosagens mais altas como fórmulas com 5 a 10%, a concentração mais baixa irrita menos a pele. De quebra, o peróxido de benzoíla também ajuda a exfoliar profundamente a pele, promovendo o seu rejuvenescimento.



2 - Use ácido salicílico. Assim como o peróxido de benzoíla, ele mata as bactérias responsáveis pela proliferação de espinhas. Há várias marcas de gel com ácido salicílico na composição, como a linha Clean & Clear da Johnson. Com o rosto lavado e seco, aplique na espinha antes de ir dormir.



3 - Use creme dental. Um remédio econômico é usar creme dental. Ele contém sílica, a mesma substância encontrada naqueles pacotinhos de absorver a umidade em remédios. Não custa ver se funciona na sua pele - pode ser que o creme dental seque a espinha ou a faça diminuir.
Só não use cremes dentais que contêm lauril éter sulfato de sódio. Essa substância irrita a pele e pode causar vermelhidão. Deixe o creme dental na pele durante a noite toda. (AVISO: pode arder bastante, então é preciso preparar-se mentalmente!)



4 - Experimente sal grosso. Misture uma colher de chá de sal grosso com duas colheres de sopa de água morna. Umedeça a ponta de um cotonete nessa mistura e aplique diretamente sobre a espinha. Não enxágue. O sal grosso vai matar as bactérias e secar a espinha.



5 - Utilize óleo de melaleuca. Ele é um poderoso bactericida capaz de fazer uma faxina completa nos seus poros. Use um conta-gotas para aplicar o óleo sobre as espinhas, tomando o cuidado para não exagerar na quantidade.
O óleo de melaleuca possui propriedades anti-inflamatórias que podem diminuir a vermelhidão e o tamanho da espinha, tornando-a mais discreta.



6 - Esmague um comprimido de aspirina. Vá amassando e acrescentando gotas de água até formar um creme. Aplique sobre a espinha com um cotonete. Deixe secando durante a noite enquanto você dorme. A aspirina é um anti-inflamatório que pode ajudar a desinchar a espinha, tornando-a mais discreta.



7 - Use adstringentes nas áreas afetadas. Os adstringentes podem dar uma mãozinha. Eles fazem com que os poros se contraiam e fiquem menores. Procure marcas que tragam agentes antibacterianos, que não apenas reduzem o tamanho da espinha, mas a combatem. Aqui vão algumas sugestões:
Adstringentes industrializados. Procure um que contenha peróxido de benzoíla ou ácido salicílico na fórmula. O adstringente de limpeza profunda Pure Zone da L´Oreal é um deles.

Adstringentes caseiros:
Suco de limão.
O ácido cítrico da fruta mata as bactérias causadoras da acne e ainda fecha os poros. Passe uma fatia de limão gentilmente pelo rosto. Mas faça isso à noite, pois em contato com o sol, a pele pode ficar com uma mancha bem escura.

Casca de banana.
A casca de banana ajuda a desinchar picadas de insetos e pode diminuir o tamanho da sua espinha. Passe suavemente a casca pela área afetada.

Hamamélis. 
Outro poderoso adstringente com mil e uma utilidades. Procure um produto que contenha hamamélis mas sem álcool. Passe uma pequena quantidade sobre a área afetada e espere secar

Chá verde.
 Você já deve ter ouvido falar dos poderes anti-oxidantes e rejuvenescedores desse chá. Pois bem, ele também tem propriedades adstringentes. Lave o rosto com o chá verde e não enxágue.

Parte 2 de 3: Diminuindo a vermelhidão



1 - Coloque gelo na área afetada. O gelo desacelera a circulação de sangue na área, promovendo o desinchaço. Você pode colocar o gelo diretamente sobre a pele ou enrolá-lo com uma toalhinha.



2 - Experimente colírio. Os colírios que visam reduzir a vermelhidão nos olhos (Cristalin, por exemplo) podem ajudar a diminuir a irritação causada pela acne. Pingue um pouco de colírio em um cotonete e passe na espinha.
Para potencializar o efeito do colírio, deixe-o na geladeira por uma hora antes de usar.



3 - Experimente usar anti-histamínicos naturais. Eles impedem que a pele inche, daí o seu amplo uso no tratamento de alergias. Eles podem ser usados na forma de comprimidos, chá ou aplicações tópicas. Eis alguns exemplos:

Urtiga comum ou urtica dioica. Pode parecer estranho, pois quando entramos em contato com uma urtiga, ficamos com erupções vermelhas na pele. Mas alguns médicos recomendam usar uma preparação congelada a seco da planta, a qual é conhecida por diminuir a quantidade de histamina que o corpo produz.
A planta tussilago fara-fara também é um anti-histamínico natural eficaz. Ela tem sido usada há séculos pelos europeus para tratar problemas de pele. As suas folhas podem ser transformadas em uma pasta. Pode-se também ingeri-la na forma de comprimidos.

Manjericão. Deixe as folhas de um ramo de manjericão fresco sobre uma fonte de vapor. Espere esfriar um pouco e aplique sobre as espinhas.

Parte 3 de 3: Prevenção



1 - Lave seu rosto duas vezes por dia. Use um sabonete específico para peles oleosas ou com acne. Troque a toalha de rosto todos os dias - as bactérias que se proliferam nela podem acabar na sua pele.
Use um exfoliante facial uma vez por semana. Remover a camada de células mortas da epiderme pode ajudar na manutenção de uma pele mais saudável.
Hidratante depois de lavar o rosto. Se a pele for só lavada e não hidratada, o corpo pode acabar produzindo mais oleosidade para compensar. Para hidratar sem obstruir os poros, aposte nos géis hidratantes para peles oleosas.



2 - Não toque no seu rosto. Suas mãos estão cheias de bactérias que estão sempre prontas para se espalhar para onde puderem alcançar.



3 - Malhar é preciso. O exercício físico ajuda a aliviar o stress, um forte agente causador da acne.[1]
Tem que dar prazer! De nada vai adiantar se a atividade ou esporte que você escolheu se tornar outra fonte de stress. Dança, auto-defesa, yoga, enfim, descubra do que você gosta e reserve um tempo só para você!
Depois do exercício, tome banho imediatamente. Caso contrário, o suor misturado com a oleosidade da pele pode causar ainda mais espinhas.



4 - Não beba. Pelo menos até a acne dar uma trégua, experimente ficar longe de açúcar, álcool, leite e derivados, e tudo que leva farinha. É difícil, mas as bactérias adoram todos os alimentos mencionados aqui e estudos comprovaram a relação direta entre uma alimentação rica em açúcares e carboidratos refinados e crises de acne. O álcool tem ainda a desvantagem extra de desidratar o corpo.



5 - Não esprema a espinha. Você pode ficar com cicatrizes para o resto da vida. Sem contar o fato de que quanto menos suas mãos entrarem em contato com a dita cuja, mais rápido ela deixará o seu rosto em paz.

Dicas

O chocolate ou o açúcar em si não causam espinhas. Na verdade, a raiz do problema frequentemente está associada a uma alimentação pobre em nutrientes e rica em produtos industrializados. Ou seja, as espinhas aparecem quando o organismo está sendo bombardeado com toxinas. Outra possibilidade é a sensibilidade a determinados alimentos. Fique de olho para descobrir quais podem fazer mal à beleza da sua pele. Por exemplo, tem gente que come chocolate sem problemas, mas depois de comer queijo, amanhece com uma espinha enorme no nariz! O importante é ter uma alimentação balanceada.

Se for usar creme dental na espinha, procure um sem menta ou hortelã - vai arder menos.
Lave o rosto toda vez que suar, principalmente no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário