terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Palavras e Expressões

  • No mundo da diplomacia, um deslize verbal pode abalar o relacionamento entre dois países. Jamais devemos chamar uma embaixadora de embaixatriz. Ambas as palavras fazem o feminino de embaixador. Porém, a diferença entre uma e outra é imensa: embaixadora é a mulher que ocupa o cargo mais elevado numa embaixada, e embaixatriz é apenas... a esposa do embaixador.

  • 'Calcanhar de Aquiles' é uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Segundo a Mitologia Grega, Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.

  •  Atlas: segundo a mitologia grega, atlas enfrentou os deuses e, como punição, zeus condenou-o a carregar a terra por toda a eternidade. essa imagem passou a ilustrar vários livros com mapas da antiguidade, passando esses livros a serem popularmente conhecidos como atlas.

    • Para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou aterriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza.

    • A palavra Café vem do árabe Kahwé ( pronuncia turca), que por sua vez deriva do nome Qahwa - cujo significado é vinho.

    • A maior palavra da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico com 46 letras, que descreve o estado de quem é acometido de uma doença rara provocado pela aspiração de cinzas vulcânicas.

    • Malária vem do italiano "mala aria", que quer dizer ar nocivo, mau. Aqueles que eram acometidos pela doença acreditavam que não era o mosquito que a transmitia, mas sim o ar úmido, de cheiro estranho, que vinha dos pássaros.

    • A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.

    • A palavra "gravata" é originária da palavra do idioma sérvio-croata hrvat, que por sua vez saiu do alemão Kravat, que finalmente saiu do francês cravate. Em francês, cravate significa gravata e também croata, devido a uma tira de pano que os soldados croatas (mercenários do Exército francês) usavam, amarrada ao pescoço, no século XVII.

    • A palavra suíte, usada para designar os quartos que são ligados a um banheiro independente dos outros cômodos, vem do francês la chambre ensuite la salle da bain, que significa "o quarto seguido do banheiro", designação usada nas plantas dos imóveis. Com o tempo, a expressão foi reduzida apenas a suíte.


    • Brasil significa, em português arcaico, cor de brasa. O nome era de uma árvore - o pau brasil - cujo cerne alaranjado, em contato com o ar, tornava-se vermelho vivo, como se tivesse virado brasa. Como o pau-brasil era a única riqueza que os portugueses encontraram ao chegar ao Brasil, o nome acabou caracterizando o país.

    • A expressão "fazer a sesta" refere-se ao hábito dos antigos romanos de descansar após o almoço, o que acontecia na sexta hora do dia. Na Roma antiga, o dia começava com o raiar do sol às seis da manhã e era costume, como ainda é em muitos países, tirar um cochilo até o meio da tarde.

    • A palavra mágica mais famosa da historia é "Abracadabra". Ela é composta de 2 palavras aramaicas (aramaica foi a linguagem usada na época da bíblia) que significam AVRA = VOU CRIAR , CA- ADABRA= ENQUANTO ESTOU FALANDO ."Vou criar enquanto estou falando" é o conceito básico atrás do uso das afirmações.

    • O nome "jockey" tem uma origem curiosa: significa, na verdade, "joãozinho". É que no norte da Inglaterra o nome "John" tem a forma familiar de "Jock", que por sua vez tem como diminutivo "Jockey". Foi também o apelido de um famoso cavaleiro inglês com o qual passaram a ser comparados todos os outros cavaleiros muito hábeis. Tempo depois a palavra passou a designar uma profissão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário