quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como desbloquear o cartão do cidadão

                                 Cartão do cidadão: FGTS, seguro desemprego! Como desbloquear

O cartão do cidadão é um cartão que a Caixa Econômica Federal fornece a todos os brasileiros quem são contratados no Brasil, em regime de trabalho que siga a CLT (Consolidação das leis do trabalho). O cartão do cidadão é muitas vezes chamado de “Cartão do FGTS”, “Cartão do seguro desemprego”, “Cartão do Bolsa Família”, “Cartão do Bolsa Escola”, “Cartão do PIS” e vários outros nomes relacionados com as funções a que ele se destina. É um cartão magnético que permite efetuar consultas e saques dos benefícios trabalhistas e sociais.

Há pessoas que não tem um emprego e usam o cartão do cidadão apenas para sacar o benefício do Bolsa Família, por exemplo. Mas em todos os casos, o cartão é solicitado em agências da Caixa Econômica Federal e é enviado ao seu endereço residencial bloqueado.

Como fazer para desbloquear e começar a usar o cartão? O procedimento é simples, e basta ligar para o atendimento da Caixa Econômica Federal no número 0800 726 01 01 e ouvir no menu a opção para “Desbloqueio do cartão do cidadão”. Use esta opção e você conseguirá falar com uma pessoa que lhe perguntará alguns dados para confirmar que se trata de você mesmo. Depois desta ligação o seu cartão será desbloqueado e você já poderá utilizá-lo no dia seguinte.

Não deixe para fazer o desbloqueio em cima da hora ou apenas quando precisar de algum benefício. Muitos atendimentos ou saques de dependem do cartão do cidadão tem prazos para serem feitos e você pode ter dores de cabeça caso não cumpra estes prazos e até perder alguns direitos. Logo, assim que o cartão do cidadão chegar em sua casa, ligue no mesmo dia para desbloquear e poderá utilizá-lo na data em que precisar.

E como o seguro morreu de velho, recomendo testar o funcionamento do cartão em algum caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal para não ter surpresas desagradáveis quando efetivamente precisar dele. Problemas técnicos podem acontecer!

Fonte:creditooudebito,www.curiosoelegal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário