quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Onça
A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos e encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. A origem do termo jaguar e jaguaretê vêm do guarani jaguarete.
A onça-pintada se espalhava do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina.
Prefere zonas selvagens perto de grande corpos de água, onde habitam suas presas preferidas. Evita as regiões montanhosas, habitat preferido do puma.
A onça-pintada, à primeira vista, parece-se muito com o leopardo. Contudo um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pêlo apresenta diferenças significativas. Enquanto o leopardo apresenta manchas escuras de cor sólida, as pintas da onça desenham uma roseta. São compostas por uma forma levemente circular escura. O interior é de um amarelo mais escuro que o restante da pelagem e apresenta pontos pretos. Existem alguns indivíduos melânicos, as chamadas onças-pretas. Não pertencem a uma outra espécie e as manchas ainda são facilmente reconhecíveis na pelagem escura.
A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo. Um exemplar adulto alcança até 1,90 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg. A altura da cernelha é de aproximadamente 70 cm.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário