sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Pragas animais que prejudicam os ecossistemas
Alguns animais podem configurar verdadeiros desastres ambientais quando atingem uma grande população e ficam descontrolados em regiões específicas do planeta. Segundo uma Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica, uma espécie pode ser considerada invasora quando passa a viver fora de seu habitat natural e prejudica de forma evidente os ecossistemas onde se alojam.
Quando ocorre um crescimento anormal das espécies invasoras em uma região, inicia-se uma praga. Confira o Top 10 dos animais que podem gerar terríveis infestações ambientais:
1 – Ratazana – Esta espécie é um mamífero invasor que existe no mundo inteiro. As ratazanas se adaptam a todos os tipos de ambientes e podem causar problemas para a vegetação, para a saúde humana e para diversos tipos de aves e pequenos animais vertebrados e invertebrados.
2 - Tilápia-do-nilo – Este tipo de peixe alcança até 60 cm de comprimento e 4,3 kg. A espécie foi trazida para o Brasil em 1933, se reproduziu rapidamente e se tornou predadora de diversas espécies nativas.
3 - Abelha-africana – Esta espécie foi trazida para o Brasil pelo Ministério da Agricultura na década de 1950. A abelha é agressiva e se espalhou por todo o continente sul-americano, prejudicando a existência de tucanos, araras e outros pássaros em seu habitat natural. A abelha também ameaçou humanos e animais domésticos, pois tem uma picada letal.
4 - Caramujo-gigante-africano – A espécie foi trazida para o Brasil na década de 80 e se tornou um vetor de doenças que atingem o sistema gástrico e nervoso.
5 - Píton-burmesa – Estas cobras podem alcançar até 6 metros de comprimento e se tornaram um risco para os Estados Unidos. Calcula-se que atualmente o Estado da Flórida tenha 150 mil pítons vivendo em liberdade nas matas e prejudicando todo o ecossistema natural.
6 - Estorninho-comum – Este pássaro europeu foi levado para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e causa mais de 800 milhões de dólares em prejuízos para a agricultura todos os anos.
7 - Sapo-cururu – Esta espécie de sapo é nativa da América do Sul, mas foi levada para a América do Norte, Austrália e Caribe. O objetivo era fazer um controle biológico de pragas, mas o sapo causou diversos problemas, principalmente por causa do veneno presente em sua pele tóxica.
8 - Coelho-europeu – Esta espécie invasora é nativa da Península Ibérica, mas se espalhou pelo mundo, causando problemas ambientais e alcançando uma super-população por causa de sua rápida reprodução.
9 – Javali – Esta espécie existe na Europa, América do Norte e Norte da África. Ao ser introduzido na América do Sul, o Javali causou diversos problemas, como a transmissão de doenças e prejuízos para a agricultura.
10 - Formiga Argentina – Este tipo de formiga está presente no mundo inteiro e constrói supercolônias que causam problemas domésticos, prejudicam espécies de lagartos e são resistentes a inseticidas.
Fonte:sitedecuriosidades.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário