domingo, 5 de outubro de 2014

Como mudar um aquário de lugar



Então, você dedicou tempo e dinheiro consideráveis, para não falar de alma e coração, para criar um agradável ambiente aquático para os seus peixes de aquário! A propósito, se você precisar de uma ajuda extra para montar seu aquário inicialmente, eu recomendo altamente o guia Happy Aquarium Secrets. De qualquer maneira, o que acontece com o aquário se for preciso mudar de residência? A chave para o sucesso em mudar um aquário de lugar é planejamento cuidadoso. Se você seguir estas etapas simples, isto dará aos seus peixes as melhores chances de chegarem com segurança ao seu novo ambiente!

Descontinue a alimentação alguns dias antes da sua mudança. Não se preocupe, seus peixes não vão morrer de fome. Isto limpará o sistema digestivo deles e evitará que os peixes contaminem demais a água durante a mudança - muitos peixes eliminarão resíduos em excesso na água quando estiverem estressados. Estes resíduos na água roubam muito oxigênio.
Prepare uma caixa de isopor limpa, de dimensões adequadas. Você estará colocando sacos com água e peixes nesta caixa, então garanta que haja espaço suficiente para todos os seus peixes. Você deverá evitar qualquer empilhamento dos sacos, por isso procure encontrar um isopor com o fundo de tamanho adequado. Use diversas caixas se for necessário.
Prepare alguns sacos para transportar os peixes. Cada saco terá de ser lacrado. Você pode usar sacos especiais com algum sistema de lacre, ou vedá-los com fitas adesivas. Você pode querer ter alguns sacos disponíveis para o acondicionamento de coisas sobresselentes, como o filtro, que serão beneficiadas se forem transportadas em reservatórios com água do próprio aquário.
Quando chegar a época da mudança, planeje para transportar o aquário por último. Coloque os peixes nos sacos, cada saco com um ou mais peixes. Cada saco deve ter água suficiente para que seus ocupantes fiquem totalmente imersos quando o saco é colocado no fundo da caixa de isopor.
Remova o material de seu filtro e coloque-o em seu próprio saco, com água do aquário. Preencha o restante do saco com tanto ar quanto possível. Isto irá preservar algumas das culturas benéficas de bactérias. Coloque esse saco no isopor, juntamente com os peixes. As culturas de bactérias crescem primariamente no material do filtro, mas também há bactérias nas plantas e nas pedras (especialmente se o seu filtro é do tipo que fica colocado sob as pedras); assim, talvez você queira proceder da mesma forma com as decorações de seu aquário. As bactérias vão morrer quando estiverem fora da água, então coloque-as na água do aquário.
Esvazie completamente o aquário e empacote-o de forma segura.
Durante a sua mudança, tente manter constante a temperatura na caixa de isopor. Sacos térmicos podem ser úteis se a temperatura externa for muito fria. Mantenha sempre o isopor em local longe da luz direta do sol. Se possível, evite deixar o isopor em seu veículo durante a noite. Se você se hospedar durante a viagem, leve o isopor para dentro junto com você.
Se você estiver fazendo uma viagem longa (mais de um ou dois dias), terá de repor o oxigênio nos sacos. A maneira mais rápida é abrir os sacos, captar ar fresco e depois selá-los de novo. Melhor ainda se você tiver acesso a uma bomba de oxigênio, ou a uma bomba de ar para aquários e alguma tubulação de ar.
Quando chegar ao seu destino, monte o seu aquário, o mais rapidamente possível. Encha-o com água fresca condicionada e deixe o filtro de água (juntamente com o material guardado) e aquecedor funcionarem por algum tempo, para garantir que estão funcionando adequadamente.


Aclimate os peixes aos poucos. Coloque os sacos no aquário durante cerca de dez minutos para equilibrar as temperaturas das águas. Em seguida, abra os sacos e preencha cada saco com um copo de água do novo aquário. Faça isso várias vezes com intervalos de cinco ou dez minutos.
Observe os peixes nos sacos com a combinação da água antiga e nova. Se eles parecem estar saudáveis, agrupe-os e coloque-os no novo aquário. Se estiverem fazendo movimentos rápidos para todos os lados e sem fôlego, jogue fora um pouco da água dos sacos e siga novamente o processo de aclimatação.
Nas primeiras semanas, observe atentamente os peixes, e teste a água. Idealmente, o filtro que já estava sendo usado anteriormente possibilitará a você transferir algumas das bactérias benéficas nitrificadoras do antigo aquário para o novo. Mas você também pode tratar o seu aquário com um produto químico, para impulsionar o ciclo.

Fonte:comofazertudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário