Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado".
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado.
Com o uso da hashtag em uma publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse o mesmo hashtag sobre o assunto, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo. Exemplo: Se um indivíduo "A" publica uma notícia sobre as eleições presidenciais em seu perfil no Facebook, poderá criar ao mesmo tempo uma hashtag com o nome #eleições, desta forma, estará classificando a sua publicação na categoria desta hashtag. Quando outros usuários acessarem ou visualizarem a hashtag #eleições, aparecerá todos os conteúdos relacionados com este tema, inclusive o que foi criado pela indivíduo "A".
A hashtag é transformada é um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google. Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
As hashtags surgiram e tornaram-se populares no Twitter, que categorizava os assuntos mais populares do momento através dos Trending Topics. Os usuários utilizam as hashtags para justamente classificar as postagens (que devem possuir menos de 140 caracteres) em assuntos específicos, uma espécie de "arquivo" ou "pasta" para organizar os conteúdos em meio a confusão de informações na timeline do Twitter.
Atualmente, as hashtags estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, as hashtags transformaram-se em "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing.
Hashtags mais usadas
As hashtags mais populares no Brasil e no mundo estão presentes no Instagram e no Twitter, plataformas que funcionam como microblogs. Entre as principais, então:
#instagood – Típica hashtag do Instagram. Significa que o usuário sente orgulho da foto que fez e publicou.
#tbt – Sigla em inglês de Throwback Thursday. Em português, quer dizer “voltar no tempo”. Normalmente, na quinta-feira os usuários postam fotos de quando uma pessoa era jovem, criança ou bebê.
#photooftheday - "Foto do dia", em inglês.
#instamood - Fotos que representam o seu estado de humor.
#ootd - Significa Outfit Of The Day, em inglês. "Look do Dia", em português.
#follow – Seguir.
#instadaily - Foto publicada no Instagram que revela um pouco do cotidiano do usuário.
#bestoftheday – A melhor publicação (ou foto) feita no dia.
#regram – Repostar uma imagem que alguém já tinha postado anteriormente.
#followback - Indicação para seguir o usuário de volta.
#tagsforlikes - A pessoa coloca várias hashtags para conseguir curtidas. Uma "estratégia" muito utilizada no Instagram.
Fonte:significados
Nenhum comentário:
Postar um comentário